sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Capitalismo e Socialismo

Capitalismo - modo de produção econômico, político e social no qual os agentes econômicos, proprietários dos meios de produção (burgueses) permitem que esta produção seja comercializada num mercado, onde as transações são de natureza monetária e os proletários vendam sua força de trabalho pra sua sobrevivência.
Pontos principais:

Economia de mercado (lei da oferta e procura);
Maioria das empresas do capital privado;
Individualismo;
Busca por lucro.
O Socialismo é um modo de produção sociopolítico caracterizado pela apropriação dos meios de produção pela coletividade. Abolida a propriedade privada destes meios, todos se tornariam trabalhadores, tomando parte na produção, e as desigualdades sociais tenderiam a ser drasticamente reduzidas, uma vez que a produção poderia ser equitativamente distribuída.
Pontos principais:

Economia planificada (o estado iria regular a produção);
Empresas públicas;
Coletivismo;
Busca pelo bem geral da comunidade;




4 comentários:

Academia Liberdade Taekwondo Barra Mansa disse...

eae robson, caio da 900 da ubm aqui, manero o seu blog! olha o meu http://liberdadetaekwondobm.blogspot.com/

flw

Eduarda disse...

Oiiii Titio Binhooo!!!!!!!!
Eduarda da 901 do Luiz Amaral!!
O seu Blog ficou show!!!!!!!
Ficou mt maneiro msm!!!!!!!!
Olha o meu aí tah bom!!!!!!!
http://dudalimabm.blogspot.com/

dricaubm disse...

Professor estou te mandando meus blogs que você pediu.
adrieli-cristina.blogspot.com

dricaubm disse...

Professor estou te mandando meu blog.
adrieli-cristina.blogspot.com

Fusos Horários